
Objetivo 2.1.1
Centros de Informação Florestal
Pretende-se aumentar a Rede de Centros de Informação Florestal e dotá-los com o equipamento necessário e adequando os locais com as pequenas reformas necessárias, para aproximar o visitante à realidade florestal de cada zona e à sua gestão.
Foto: Instituto das Florestas e
Conservação da Natureza, RAM.

Objetivo 2.1.2
Árvores e arvoredos singulares da Macaronésia
De entre os diferentes aspetos que a proteção do território oferece, tem uma grande importância a proteção das árvores e arvoredos singulares da Macaronésia que são os que têm características extraordinárias de rareza, porte, idade, significado histórico, cultural ou científico.
Foto: Árboles singulares de la Macaronesia.

Objetivo 2.1.3
Certificação florestal
Promover as novas zonas de certificação e fomentar ações de formação em matéria de certificação florestal.
Foto: Aprovechamiento forestales de la Macaronesia.
Objetivo específico 2.2
Recursos Florestais
Preservar os recursos florestais mediante atuações inovadoras em zonas da Natura 2000 e zonas de interface urbano-florestal.

Objetivo 2.2.1
Planos de defesa e ações experimentais
Com esta atividade pretende-se validar os espaços potencialmente vulneráveis nas zonas de interface urbano-florestal (ZIUF) e insistir na necessidade da incorporação de planos de prevenção para estas zonas.
Foto: Entrenamiento de brigadas forestales.

Objetivo 2.2.2
Atuações em redes de trilhos
Promove-se a colocação em funcionamento de serviços TIC que aumentam o desfrute dos caminhantes e visitantes que acorrem aos espaços florestais.
Foto: Experiencia de senderismo responsable.

Objetivo 2.2.3
Controlo e a erradicação
de espécies exóticas invasoras
Desenvolvimento de um programa de ações orientadas para o aumento dos conhecimentos sobre o controlo e a erradicação de espécies exóticas invasoras. Potenciar-se-á a gestão partilhada para o controlo de uma espécie invasora comum (Arundo Donax).
Foto: Acciones de control.de cañaverales en cauce de barranco.
Objetivo específico 2.3
Conhecimento partilhado
Conhecimento partilhado em matéria florestal para as Regiões Macaronésicas. Intercâmbio de conhecimentos e experiências para profissionais e técnicos da área florestal.

Objetivo 2.3.1
Fluxo e intercâmbio de informações florestais
Continuar a promover os encontros e/ou congressos entre os diferentes setores florestais destas regiões, tendo em vista transferir conhecimentos e experiências comuns, de forma que se reforce a convergência de políticas regionais e se otimizem os recursos públicos ancorados numa base experimental sólida e partilhada.
Foto: Design thinking aplicado a los recursos forestales.
